@Article{EstevesMuniBatiStof:2016:PrBaMe,
author = "Esteves, Marco Anibal Simon and Muniz Junior, Jorge and Batista,
Julio Cesar and Stoffel, W. P.",
affiliation = "{Associa{\c{c}}{\~a}o Educacional Dom Bosco (AEDB)} and
{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Associa{\c{c}}{\~a}o
Educacional Dom Bosco (AEDB)}",
title = "Reestrutura{\c{c}}{\~a}o da disciplina introdu{\c{c}}{\~a}o
{\`a} engenharia na Faculdade de Engenharia de Resende: uma
proposta com base nas metodologias ativas de aprendizagem",
journal = "Revista Brasileira de Ensino Superior",
year = "2016",
volume = "2",
number = "1",
pages = "52--63",
month = "jan./mar.",
note = "{Setores de Atividade: Educa{\c{c}}{\~a}o.}",
keywords = "aprendizagem ativa, educa{\c{c}}{\~a}o, ensino de engenharia.",
abstract = "O objetivo deste artigo {\'e} propor a reestrutura{\c{c}}{\~a}o
da disciplina de Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} Engenharia,
ministrada no ciclo b{\'a}sico da Faculdade de Engenharia de
Resende, {\`a} luz das reflex{\~o}es que acompanham a
utiliza{\c{c}}{\~a}o das metodologias ativas de aprendizagem. O
resultado concreto deste trabalho {\'e} o estabelecimento de um
novo programa com objetivos gerais e espec{\'{\i}}ficos mais
sintonizados aos requisitos e necessidades da forma{\c{c}}{\~a}o
do profissional para o mercado. A introdu{\c{c}}{\~a}o de
atividades em que o aluno se torna agente ativo, e n{\~a}o
passivo, representa um esfor{\c{c}}o com vistas {\`a} sua
participa{\c{c}}{\~a}o mais efetiva no processo de ensino
aprendizagem e reconfigura a estrutura
did{\'a}tico-pedag{\'o}gica da disciplina, representando um
desafio significativo para os cursos de Engenharia. Espera-se,
ainda, como reflexo desta reestrutura{\c{c}}{\~a}o, que se
promova a sinergia interdisciplinar dos conte{\'u}dos
program{\'a}ticos e a reformula{\c{c}}{\~a}o do processo de
ensino e aprendizagem e dos conte{\'u}dos da disciplina e que os
graves problemas das altas taxas de evas{\~a}o escolar sejam
minimizados. Al{\'e}m disso, pretende-se contribuir para que o
estudante de Engenharia, pelo uso das novas metodologias,
motive-se com a carreira de engenheiros tenha uma vis{\~a}o
global do curso, facilitando, assim, a escolha de sua
habilita{\c{c}}{\~a}o profissional.",
doi = "10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p52-63",
url = "http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p52-63",
issn = "2447-3944",
label = "lattes: 7843188372147885 3 EstevesMuniBatiStof:2016:PrBaMe",
language = "pt",
targetfile = "esteves_reestruturacao.pdf",
urlaccessdate = "13 maio 2024"
}