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@Article{EstevesMuniBatiStof:2016:PrBaMe,
               author = "Esteves, Marco Anibal Simon and Muniz Junior, Jorge and Batista, 
                         Julio Cesar and Stoffel, W. P.",
          affiliation = "{Associa{\c{c}}{\~a}o Educacional Dom Bosco (AEDB)} and 
                         {Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Associa{\c{c}}{\~a}o 
                         Educacional Dom Bosco (AEDB)}",
                title = "Reestrutura{\c{c}}{\~a}o da disciplina introdu{\c{c}}{\~a}o 
                         {\`a} engenharia na Faculdade de Engenharia de Resende: uma 
                         proposta com base nas metodologias ativas de aprendizagem",
              journal = "Revista Brasileira de Ensino Superior",
                 year = "2016",
               volume = "2",
               number = "1",
                pages = "52--63",
                month = "jan./mar.",
                 note = "{Setores de Atividade: Educa{\c{c}}{\~a}o.}",
             keywords = "aprendizagem ativa, educa{\c{c}}{\~a}o, ensino de engenharia.",
             abstract = "O objetivo deste artigo {\'e} propor a reestrutura{\c{c}}{\~a}o 
                         da disciplina de Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} Engenharia, 
                         ministrada no ciclo b{\'a}sico da Faculdade de Engenharia de 
                         Resende, {\`a} luz das reflex{\~o}es que acompanham a 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o das metodologias ativas de aprendizagem. O 
                         resultado concreto deste trabalho {\'e} o estabelecimento de um 
                         novo programa com objetivos gerais e espec{\'{\i}}ficos mais 
                         sintonizados aos requisitos e necessidades da forma{\c{c}}{\~a}o 
                         do profissional para o mercado. A introdu{\c{c}}{\~a}o de 
                         atividades em que o aluno se torna agente ativo, e n{\~a}o 
                         passivo, representa um esfor{\c{c}}o com vistas {\`a} sua 
                         participa{\c{c}}{\~a}o mais efetiva no processo de ensino 
                         aprendizagem e reconfigura a estrutura 
                         did{\'a}tico-pedag{\'o}gica da disciplina, representando um 
                         desafio significativo para os cursos de Engenharia. Espera-se, 
                         ainda, como reflexo desta reestrutura{\c{c}}{\~a}o, que se 
                         promova a sinergia interdisciplinar dos conte{\'u}dos 
                         program{\'a}ticos e a reformula{\c{c}}{\~a}o do processo de 
                         ensino e aprendizagem e dos conte{\'u}dos da disciplina e que os 
                         graves problemas das altas taxas de evas{\~a}o escolar sejam 
                         minimizados. Al{\'e}m disso, pretende-se contribuir para que o 
                         estudante de Engenharia, pelo uso das novas metodologias, 
                         motive-se com a carreira de engenheiros tenha uma vis{\~a}o 
                         global do curso, facilitando, assim, a escolha de sua 
                         habilita{\c{c}}{\~a}o profissional.",
                  doi = "10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p52-63",
                  url = "http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p52-63",
                 issn = "2447-3944",
                label = "lattes: 7843188372147885 3 EstevesMuniBatiStof:2016:PrBaMe",
             language = "pt",
           targetfile = "esteves_reestruturacao.pdf",
        urlaccessdate = "13 maio 2024"
}


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